É absurdo mesmo que gente sem a expertise e a qualificação devida, venda para os clientes que faz uma coisa que, na verdade, sempre foi feita por gente especializada no negócio, no caso, as áreas de mídia das agências de publicidade e propaganda. Pior, gente que faz de qualquer jeito ou usa alguém que sabe trabalhar, querendo fazer o cliente pensar que essa atividade agora lhe diz respeito.
Uma injúria! Se pelo menos elas fossem agências full service, totais, integradas, 360… ainda dava para entender, mas chegar assim ocupando um nicho, se aproveitando de uma brecha, uma permissão… e abusar… isso é retirar mercado de quem sempre trabalhou com mídia… etc., etc., etc.
Eu fiquei pensando se a Ampro divulgasse, no mesmo espaço, o que têm feito agências de comunicação (?????), há algum tempo, hoje em dia com muito mais frequência, dizendo a seus clientes que criam e produzem ações promocionais e eventos (eu até poderia colocar alguns sites hilários de agências de publicidade que dizem fazer, assessoria de imprensa, eventos e design, obviamente junto com campanhas publicitárias, planejamento de comunicação, planos de mídia e por aí vai). Qual seria a repercussão?
Quem nos ouviu quando reclamamos? Quais os veículos que nos deram primeira página? Tirando o Promoview, a resposta é clara. Então, porque agora essa preocupação da Abap? Tá todo mundo fazendo marketing promocional mesmo, meu. Até minha empregada tem uma agência full! Agora tá todo mundo fazendo mídia. Pronto!
Pimenta nos olhos dos outros é refresco, mas no nosso é abuso, né? Está claro pra mim que o mercado está se ajustando. Que o advento das agências de comunicação integrada, dasholdings, das fulls, ia levar a isso: todo mundo faz tudo. Todo mundo faz comunicação. Se pensaram que só as agências de publicidade iam procurar se adequar, se enganaram.
Nós não somos mais os fornecedores a se espremer. Não estamos mais abaixo da linha burra e, sim, por óbvio, sabemos criar, planejar, atender, utilizar e planejar mídia e produzir, tanto para marketing promo quanto para publicidade, porque não é segredo para ninguém que uma parte significativa dos profissionais promo, os Promocitários, começaram em agências de publicidade.
Então é isso aí. Se é pra brincar, vamos pro play. É justo, porque tem agências de publicidade com competência para criar promo, contando com profissionais de ponta promo em seus quadros, com tremendos profissionais de comunicação. Mas se enganaram os que acharam que do lado de cá a coisa seria diferente. A gente também é f…
E se não sabe brincar, não desce no play, pô!
Fonte: Promoview