Live Marketing

live marketing, live, marketing, Live mkt, live, mkt, Marketing Promocional, marketing, promoções, eventos, feiras, stands, , marketing , agencias de marketing, mkt promo, live marketing

Anuário Promo é divisor de águas, diz especialista

Alicerçadas no vertiginoso crescimento pelo qual atravessa o setor de promoções e eventos, empresas e profissionais especializadas em ações promocionais, no ponto de venda e na realização de eventos corporativos e promocionais uniram-se em 2012 para publicação do Anuário Brasileiro de Marketing Promocional.

A publicação, lançada em maio de forma inédita por meio de livestreaming, é uma realização conjunta das principais agências de marketing promocional do mercado brasileiro, sob a coordenação do Promoview, site pioneiro na atualização diária das notícias sobre as atividades dos criadores e produtores de ações promocionais e eventos, com a chancela da Ampro - Associação de Marketing Promocional.

Além do Brasil, o Anuário foi lançado em nível internacional no ultimo festival de Cannes quando foi entregue ao presidente de Cannes Lions Philip Thomas, com a presença de Nick Worthington, presidente do júri de Promo & Activation e de Anselmo Ramos, jurado brasileiro em P&A, diretor de criação da Ogilvy, agência brasileira mais premiada em P&A 2012.



Da esquerda para a direita: Nick Worthington (presidente de Promo & Activation), Philip Thomas (Presidente de Cannes) e Anselmo Ramos (jurado brasileiro em P&A, diretor de criação da Ogilvy)


O conteúdo do primeiro anuário da história do setor no Brasil reúne o que de melhor foi desenvolvido nos últimos meses e a distribuição dos 10.000 exemplares foi dirigida aos diretores, gerentes e analistas das áreas de marketing, trade marketing e compras das principais empresas mundiais.

João Riva, especialista em marketing promocional e diretor da Omelete, primeira agência brasileira especializada em pesquisa e planejamento voltada ao mercado promo, realizou uma sondagem no mercado após o lançamento e constatou a assertividade no movimento realizado: “Trata-se de um ‘divisor de águas’. Cerca de setenta por cento dos profissionais entrevistados considerou excelente a iniciativa declarando que está consultando o anuário no momento de convocar agências para as concorrências”. Outro detalhe ressaltado nas conversas é o “acesso fácil aos sites das agências participantes por causa da aplicação de QR Codes nas páginas do livro e as informações sobre o mercado”, conclui o especialista.

Por sua vez, Tony Coelho, curador do anuário, também constatou o alto impacto positivo da iniciativa: Na atualização diária do site Promoview, que vem sendo realizada desde 2006, percebemos que as empresas do setor estavam crescendo e precisavam de um espaço para fixarem suas marcas e serviços junto a quem contrata estes serviços. Não havia uma publicação adequada para esta exposição e tampouco que aprofundasse assuntos específicos de interesse destes profissionais. Por isso apostamos no formato do anuário e o depoimento dos empresário do setor reforçam isso”.

Já o empresário José Victor Oliva, que escreveu o prefácio do anuário, destacou o amadurecimento deste setor em que ele atua há mais de vinte anos: “Participei da fundação da Ampro e de muitas outras iniciativas e considero este livro o movimento mais profissional já realizado, pois demonstra a mentalidade empresarial destas centenas de agências que se dedicam a produção promocional em todo o país. Por isso avalizei a iniciativa do Promoview, do qual sou leitor desde seu início”.



José Victor Oliva e Júlio Feijó Neto lideraram o lançamento do primeiro Anuário do Marketing Promocional Brasileiro


Júlio Feijó Neto, editor do Promoview também se mostrou muito satisfeito. “O aval de caras como o Oliva e também da Ampro demonstram a seriedade e foco da iniciativa. Para coroar todo este trabalho constatamos que todas as agências participantes ficaram muito satisfeitas com os resultados. Isso nos encorajou a dar sequencia e já estamos trabalhando na próxima edição, que terá o conteúdo também em língua inglesa já que é em 2013 que as empresas mundiais vão definir quais agências colocarão de pé as ações promo na Copa de 2014 no Brasil”, conclui. 

0 comentários:

Postar um comentário