VDM foi uma sigla cunhada em 2004, pelo cantor e compositor Chico Buarque, quando este sugeriu que o governo criasse o Ministério do Vai Dar Merda (VDM), para assessorar nas decisões estratégicas. De acordo com Luis Marcelo, o Fator VDM é esse ministro de bolso, que ajuda criativos e clientes a estabelecerem uma cultura comum e produzir bons resultados.
Edição Sustentável On-line e Impressa
Para ir direto ao ponto, o autor optou por lançar o livro sob as duas perspectivas, ou pontos de vista, em questão. Uma versão Fator VDM para clientes e outra para agências e profissionais.
O guia, se é que pode-se chamar assim, foi publicado pela inovadora Ímã Editorial, e propõe também a colaboração dos leitores, agências e clientes pelo Facebook.
Totalmente adaptado aos novos tempos e a uma atitude editorial ecologicamente correta, as versões impressas são vendidas on demand, com baixas tiragens, de forma a priorizar as versões on-line, com cópias para iPad e Kindle.
Da criação de um site, passando pelo relatório de uma empresa, até a criação de uma campanha de comunicação do terceiro setor ou uma ação promocional, o fator VDM sempre impera. E o autor analisa estes e outros processos com autoridade, afinal já esteve “dos dois lados do balcão”.
Na versão para profissionais, aqueles que têm na criatividade a matéria-prima do seu trabalho, entenderão que o otimismo é um veneno e que nesse jogo a regra não é clara, portanto é fundamental estabelecer combinações bem combinadas. Na versão para clientes, gestores conhecerão o que passa na cabeça do profissional criativo; boas práticas de contratação criativa e de aprovação dos projetos.
Nem que bolas de cristal fossem disponibilizadas ao mundo dos negócios, seria possível obter tamanha paz na relação entre agências e clientes. E foi pensando nos problemas que surgem neste métier que o jornalista e gestor de projetos Luis Marcelo Mendeslançou o seu Fator VDM: um guia antidesastres em projetos criativos.
Assista ao vídeo de lançamento do Fator VDM na Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro, com a presença e opinião de clientes e criativos
Fonte: Promoview
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