Continuando a matéria sobre o Promo Trends, evento de marketing promocional que antecipa tendências da área que aconteceu dia 12/05 no Estação Convention Center em Curitiba.
Para quem não viu a primeira parte da matéria acesse AQUI.
O eventp teve a participação de Alexandre Godoy ( Mazah Live Marketing) em que falamos na última matéria e Marcelo Velloso (Diretor de Marketing do HSBC) que falaremos agora.
A abertura do evento foi feita pelo ícone do marketing promocional Julio Feijó Neto (Diretor da JF Promo, promoview.com.br, conselheiro da AMPRO e fundador do Capitulo da AMPRO PR/SC), após teve a apresentação de Alexandre Godoy, intervalo, apresentação de Marcelo Veloso, debate entre Alexandre Godoy e Marcelo Velloso com intermediação de Leila Toledo Martinho (Empresária do segmento de franchising na cidade do Rio de Janeiro) com perguntas abertas ao público.
Marcelo Velloso dividiu sua apresentação em 3 etapas: Posicionar, Promover e Divulgar mostrando uma campanha em cada etapa. Vamos aos cases:
Posicionar – Palco HSBC
Solução: criar espaços em que as pessoas possam expressar suas opiniões sobre diversos temas como respeito, tecnologia, beleza, casamento, honestidade dentre outros. A ação foi em 9 cidades.
Resultado: no Youtube foram 765 vídeos postados por pessoas que filmavam a ação delas mesmas e dos outros, somando mais de 36 mil visualizações. No Flickr foram 20 grupos com 629 membros e 1.660 fotos. Em Blog’s foram 29.623 interações.
Risco1: houve o esquecimento de incluir no regulamento que no Flickr as fotos vencedoras seriam compradas e isso causou imensa movimentação dos participantes que estavam indignados pelo fato do HSBC não pagar nada pelo trabalho. O HSBC entrou em contato informando que os ganhadores teriam suas fotos compradas pelo HSBC e isso fez com que houvesse ainda mais movimentação na internet, porém desta vez de uma forma positiva.
Risco 2: poderiam acabar subindo ao palco mendigos, bêbados e afins, porém isso não aconteceu.
Promover – Desafio HSBC Premier
Solução: idéia promocional que virou filme. A ação foi em 6 países da América Latina. Um jogo: encontrar a família de um viajante, promover pistas em redes sociais.
Resultado: foram 26 mil cadastros em 40 dias de campanha, mas de 10 mil visitas por dia, mais de 380 mil acessos ao site; 20% dos participantes eram clientes do banco, mas 80% não, destes, 41% tinham perfil Premier. Nas redes sociais foram mais de 700 citações espontâneas com 9.600 amigos em comunidades.
Divulgar – Natal HSBC
Divulgar em um ambiente digital e inovar o tradicional Natal do HSBC (Palácio Avenida).
Solução: Vídeo interativo no Youtube, vitrine na rua e projeção no Palácio Avenida.
Resultado: Foram mais de 100 mil acessos no Youtube, Blog’s, Twitter, Redes Sociais e 12 mil pessoas interagiram com a vitrine.
Lição: Se você tem uma idéia genial não desista dela, pense que ela pode ser adaptada ao seu planejamento e você não deixa de ser pioneiro na criação, como exemplo tem a idéia da projeção no Palácio Avenida que inicialmente não seria interessante porque o planejamento da apresentação do Coral já estava montado, então, adaptaram a idéia para uma apresentação inicial contando a história do HSBC.
Finalizando a apresentação Marcelo comentou que “não existe on line sem off line, precisa-se ter gente, precisa de Buzz, em breve acabará se chamando mídia all line”.
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