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Promo Trends falou de marketing promocional “on line” e “off line”

Mkt Promo foi apoio de mídia Promo Trends.



Resumindo, o Promo Trends é um evento de marketing promocional que antecipa tendências da área, O evento aconteceu dia 12/05 no Estação Convention Center, em Curitiba realizado pelo capítulo Paraná/Santa Catarina da AMPRO – Associação do Marketing Promocional.

Teve a participação de Alexandre Godoy (fundador da Mazah Live Marketing) em que vamos falar nessa matéria e Marcelo Velloso (Diretor de Marketing do HSBC) que será comentado em outra matéria posterior a essa.

A abertura foi com com meu grande amigo Julio Feijó Neto (Vice Presidente Regional da AMPRO) e logo teve início a apresentação de Alexandre Godoy que iniciou perguntando de que forma o marketing promocional consegue sobreviver e para onde está apontando nosso mercado?

Alexandre diz que:
1 – As agências do Brasil não devem ter medo de ousar, devem mostrar mais a cara para entrar na competição do eixo Rio/São Paulo;

2 – Os perfis de solução devem se adequar a diferentes tipos de clientes, a Mazah trabalha desde materiais de PDV, passa por revistas customizadas e vai até projetos culturais, “o teu trabalho fica mais livre assim” afirma Alexandre;

3 – Deve haver diálogo entre o cenário on line e off line, não consegue-se separar mais isso;

4 – “Deve haver liberdade de pensamento e aplicar as ferramentas que acharmos necessário aplicar”, comenta Alexandre sobre as várias alternativas que existem quando o conceito é criatividade na elaboração das campanhas;

5 – A mídia antes tradicional, falava com as pessoas, hoje ela “conversa” dando conseqüência a uma quebra de paradigma. O poder mudou de mão, “antes eu confiava ao jornal ser meu office-boy deixando no tapetinho do cliente minha marca, hoje as agências tem muito mais poder do que tinham antigamente, o que mudou o cenário de forma geral”.

6 – Quais Agências de fato são parceiras do cliente? As que possuem estrutura nacional/internacional ou pequenos parceiros com ferramentas diferentes (uma pequena produtora que faz parceria com uma agência menor, etc), que conseguem deixar tudo muito bem resolvido e entregam o trabalho? – isso nos mostra que há competitividade da pequena com a grande.

7 – As Agências fora do eixo Rio/São Paulo acabam sendo mais produção do que criação; e o cliente quer que também sejam criação, mas não está disposto a pagar por isso. O percentual de ganhos acaba sendo inferior e o que a Agência pode acabar fazendo é propor soluções mais caras para que seu percentual aumente, “é necessária uma reflexão sobre isso”, comenta Alexandre;

8 – O que acontece muito é a Agência de publicidade que fez um trabalho em conjunto com uma Agência de promoção, fazer a apresentação do trabalho ao cliente, e acabar levando os louros da ação promocional ganhando uma bela mídia em cima disso. Muitas vezes a Agência promocional é que teve a grande sacada.

9 – Estamos acostumados com nossos trabalhos a impactar o máximo de pessoas possível com cautela no target, mas quando falamos de uma promoção na web tem que ser mais focada. Mas qual é o nível de relacionamento e como meço isso? Não podemos simplesmente gerar movimento, temos que saber quem está gerando movimento. Quando a métrica é aplicada ao modelo novo (conversar) temos que estar preparados a receber as críticas e acertar o público nas redes sociais.

Foram mostrados alguns vídeos de campanhas em que a busca era a simplicidade criativa ou contar uma história.

Unimed – 11 minutos de vida, foi realizada uma pesquisa e descobriu-se que cada cigarro reduz 11 minutos da vida de uma pessoa. Ação em Porto Alegre (RS), off line foram 100 pessoas atingidas, porém on line foi enorme a quantidade de acessos. No vídeo uma pessoa pede um cigarro para pessoas na rua e em troca entrega um folder que diz que a pessoa acabou de ganhar 11 minutos de vida. Veja qual é reação das pessoas.




Cerveja Andas – Teletransporter – Argentina, em que a cerveja propõe uma solução para os homens conseguirem sair de casa sem problemas com suas namoradas/noivas/esposas:



Vídeo de uma campanha que desafia o consumidor:
Pascall – When will the Fruit Burst – só vendo:



Contando uma história…
Tribeca – I love Tribeca, com foco em solteiros universitários, foi aberto um bar com prazo de fechamento (15 dias) em baixo da construção de um prédio. Conseguiu levar para o local 2 mil pessoas, entenda melhor assistindo o vídeo.

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