Live Marketing

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Quem paga agora é o produtor ?????


Cara, as barbaridades que o mercado promo tem aprontado não tem fim. E quando a gente pensa que tudo que podia ser feito de descalabro, vem uma nova e coloca a gente de boca aberta.
Ontem, num papo de fim de noite com dois amigos produtores com os quais tenho conversado muito em razão de uma promessa feita aqui no Promocitários, ouvi um absurdo sem tamanho que, segundo eles, freelas de primeira, tem se tornado norma em boa parte das agências.
É o seguinte. Não satisfeitas em sua saga de destruir marcas e inviabilizar o verdadeiro marketing em troca de economias absurdas, as áreas da Compras e Suprimentos de alguns clientes, fizeram novas vítimas, depois de terem tornado reféns agências e fornecedores. As novas vítimas são…. Tchan, tchan, tchan… o produtores, recepcionistas, carregadores… AS PESSOAS.
Isso mesmo, depois de fazer as agências financiarem seus eventos, fazendo-as receber em 60, 90, 120 e até 180 dias depois de eles terem acontecido, numa incompreensível lógica de um mercado desorganizado, que é a de que o contratado é quem deve pagar para fazer o seu trabalho, não raro, absurdamente, exigindo descontos no valor acordado (Como?????), o que gerou uma distorção também incompreensível de agências, igualmente incompreensíveis,  que obrigaram boa parte se seu fornecedores a receberem no mesmo prazo que elas ou 30 dias depois delas, compras e suprimentos atingiram agora as PESSOAS, o RH, os Profissionais.
Entendemos que as agências, (aquelas que não são bancos, não tem investidor financeiro ou caixa, claro) não tem outro jeito a não ser repassarem esse prazos aviltantes a seus fornecedores, pessoas jurídicas, que podem em alguns casos arcar com a demora nesse pagamento (o que pra mim já é uma loucura sem tamanho), mas fazer o mesmo com a Pessoa Física, sob o mesmo argumento, chega a ser desumano, antiético e irresponsável.
Seria o mesmo que eu dizer para minha empregada que ela só receberia no final de dezembro seu salário de setembro porque , como tenho agência e meus clientes, alguns com nomes fortes que ela vê na mídia gastando fortunas, dos ramos de Petróleo, bebidas, tecnologia e serviços, decidiram que eu só receberia pelo trabalho realizado para eles no mês setembro nessa data. Ah, e que ela teria um desconto de 10% do valor do seu salário porque um deles, para me pagar em dezembro, exigiu o desconto. Faz sentido pra alguém?
Vamos combinar. O que é absurdo para as agências é mais para os fornecedores e infinitamente mais absurdo para os profissionais. Então quem está ganhando com isso? O cliente? As marcas? Os profissionais de compras, suprimentos e marketing? As agências? Os fornecedores? Os profissionais do mercado?
Caramba, diante da resposta óbvia: NINGUËM. Eu faço outra pergunta: Porque a gente não se une para que as coisas tomem um rumo mais profissional na defesa de nosso mercado?
A AMPRO está aí. Atenta e brigando os Fóruns devidos, mas como pode fazer isso se o número de associados não é proporcional ao problema que o mercado vive?
É hora de um basta. Aprendi que os sintomas de uma empresa que vai quebrar são: Primeiro não paga ou atrasa o pagamento de seus impostos. Mas sobrevive. Depois deixa de pagar ou atrasa com seus fornecedores e parceiros.  Ainda assim consegue sobreviver. Por fim, não paga ou atrasa os compromissos com seus funcionários e aí…. NÃO TEM JEITO: QUEBRA! Porque gente é sempre o maior patrimônio de uma empresa.
Ora, com o mercado o processo é o mesmo. Se a gente não respeita mais nossa gente. Quem vai respeitar a gente? Quem vai pagar esse pato?


Fonte: Promoview.


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